30 abril, 2018

A Ignorância é o calo no sapato do despertar


Nenhum texto alternativo automático disponível.

O Dharma não tem partidos, mas pessoas tem. E pessoas precisam agir de acordo com sua consciências e não se esconder por trás de dogmas. Dogmas nos engessam. O Budismo não é para satisfazer nossas preferencias é para nos tirar da ignorância e quem defende abertamente injustiças, seja de que lado for, muito possivelmente não deveria se declarar Budista. Deveria olhar para a sua ignorância e se envergonhar de ainda estar no nível raso dos animais. Há um longo caminho para dissolver essa ignorância. Caminho que talvez, só o Buda Shakiamuni o tenha feito. Então vejam só como estamos atrasados e perdendo tempo dando trela a nosso ego, teimando em ter razão, causando sofrimentos sem fim.

Há sanseis que preferem não se manifestar para não dividir a sangua. Acho que são covardes. Mesmo dentro do Budismo há uma profunda divisão. Sempre houve desde os tempos do Buda. Porque as pessoas estão mais preocupadas em alcançar seu rabo do que em despertar. E os sanseis talvez estejam mais preocupados em não ter problemas a ensinar o Caminho do Buda. É duro, é chato, é uma luta de enfrentamento, mas essas pessoas que fingem serem budistas, os budistas fashion, não devem ser poupados de reprimendas quando agem como crianças tampouco os conservadores ou fascistas que atacam seu semelhante, seja com palavras ou com força física. O professor que se omite é corresponsável.

Por isso estamos ainda aqui no Sansara sofrendo e sofrendo por causa dessa profunda ignorância que nos afunda cada vez mais e nos afasta do despertar.

Parem de ser egoístas, de pensar só em seu beneficio e em seu ganho. Pensem no que Buda ensinou: que todos precisamos nos dar as mãos e caminhar juntos. Se um ficar para trás não haverá todos. Enquanto um não puder despertar, ninguém irá despertar.

Temos que trabalhar para diminuir a ignorância e esse é um trabalho não só dos monges e monjas. mestres e sacerdotes mas de todos nós. Somos responsáveis pelo que fazemos e pelo o que não fazemos. Melhor fazer errado do que não fazer nada. Mas virar as costas e deixar de fazer porque aquele não é do meu time, do meu partido, isso não é humano. Se vc. não é humano vista-se com pele de animal para que possam te identificar.

Há tantas pessoas, principalmente de gerações passadas, que acreditam em coisas falsas, memes com inverdades e se dedicam a espalhar essas falsidades como verdades pétreas. Brigam com todo mundo por causa de fake news, com família. Vejo isso todo dia, com pessoas próximas que nem sabem o quão toxicas são.

São pessoas que se recusam a evoluir, a sair da sua zona de conforto. Todos passarão. O mundo seguirá seu rumo com outras gerações progressistas ou conservadoras porque há aqueles que olham para frente e há os que olham para trás.

Quem não entendeu a lição básica do Budismo, que todos somos Buda. Eu você os odiados do momento, Lula, quem você gosta ou não gosta. Todos sem exceção. Se você ainda não entendeu isso e não está a fim de por em pratica. Se vc. não sabe o que é se por na pele do outro, melhor pegar sua almofada e ir fazer algo de útil pelo outro do que ficar fazendo posse de Budista.

As causas do Budismo são as causas de todos os seres, sem exceção. Qualquer coisa que você pense ou diga ao contrário é fruto de seu padrão mental. Quando vc. quebrar ou dissolver esses padrões que causam tanto sofrimento no mundo vc. dará um passo para o lado dos que são verdadeiramente discípulos do Buda. Antes disso, o silêncio pode ser um bom remédio.


Busque o despertar incessantemente.

Sem comentários: