23 agosto, 2017

A Técnica do Sapo: Meditando com crianças

Almofada Sapinho



Normalmente não vemos crianças nas salas de meditação junto com os adultos. A meditação zen ou zazen, como fala-se no jargão oficial, não admite distrações e ruídos. As crianças são por natureza inquietas. Os adultos conseguem disfarçar sua inquietação, mas elas não aceitam ser silenciadas.


Há um método que em principio servia para acalmar crianças mais agitadas, com algum medo ou dificuldade de dormir. Elétricas, com energia demais para desligar. 

A técnica do sapinho consiste em colocar uma almofada pequena no formato de um sapinho no barriga da criança e pedir para que ela olhe para o vai em vem da barriga ou do sapo. enquanto ela olha esse vai-e-vem do sapo sua mente desacelera, muda de foco. Ela vai se acalmando e mudando de comportamento. Funciona. E tem sido usada muito em escolas com crianças mais agitadas ou que tem algum problema em casa, ou briguentas. Aquelas que não que conseguem focar nas atividades de da escola ou socializar. 

Mas os adultos também podem e devem usar a técnica com a almofada do sapo. Não é difícil fazer uma almofada pequenina. Veja o molde:


Mila Arts - moldes e PAP: Molde sapinho feltro

Este método também poderia ser usado com crianças de praticantes do zen budismo para integra-los à comunidade. 

É claro que não precisa ser uma almofada formato de sapo. A ideia do sapo é que ele fica parado por bastante tempo.

Sem comentários: