14 janeiro, 2017

Coisas que aprendi no Zen Budismo: Usar um calçado dentro e outro fora de casa


É costume em algumas culturas usar um calçado para dentro de casa e outros calçados para fora de casa.

A cultura oriental e a árabe são as que me ocorrem no momento. Em algumas casas há uma espécie de armário onde se guarda os calçados de uso interno quando se sai de casa e pega-se o calçado de uso externo ou ao contrario. Não temos muito esse hábito por aqui. Usamos o mesmo calçado na rua e dentro de casa. Lembrei desse detalhe porque fui com uma tia numa loja de móveis e ela comprou uma sapateira, uma estante com porta que serve para guardar calçados.

Eu tento usar um chinelo dentro de casa e outro lá fora. No verão uso esse de borracha e no inverno, as pantufas. Mas para dificultar as coisas o meu chinelo é da mesma cor, então eu tive que marcar um dos pares para saber quem é quem. É uma forma de treino de atenção, mas mesmo assim eu me esqueço e saio com o par de uso interno. Então eu tento lembrar da frase:"Olhe para os pés." Quando eu lembro de olhar para os pés eu vejo se estou com o par certo no lugar certo. 
Coisas que aprendi indo a retiros zen budistas. 

Não que eu já não soubesse usar calçado diferente dentro e fora antes de me tornar zen budista, mas há coisas que a gente sabe e esquece. 

Sem comentários: