28 abril, 2014

Por que nos ofendemos tanto?


A nossa cultura é muito estranha no que diz respeito a expressar-se honestamente. As pessoas desejam ser
sinceras ou melhor que os outros sejam sinceros com elas, mas quando se vêem diante de demonstrações de sinceridade recuam. A verdade não é para ser usada como uma arma que se envia goela abaixo. A verdade nem é a verdade do outro. A verdade minha, do meu ponto de vista é outra, sempre será outra. Por isso há tanto conflito. Porque não paramos para pensar se o que nos dizem nos serve?

É notório que não viveríamos nesse mundo se não soubéssemos dissimular. Aqueles que não dissimulam e percebem a dissimulação como algo negativo sofrem mais para se ajustar ao nosso modo de vida.

Seja como for o sentimento de ofensa ao meu ver está muito ligado a imaturidade mental do ser humano. Quanto mais infantilizado ele for mais ele se sentira incomodado em ser chamado atenção, corrigido, ou em receber sugestões para possíveis mudanças no seu comportamento em grupo.

A infantilização é uma característica cada vez mais crescente na nossa cultura. Temos todo o tipo de tutela e proteção. Quando nos vemos sem essas muletas reagimos com aspereza ou até violência pois não queremos perder o terreno que nos sustenta.

Sem comentários: