14 novembro, 2013

Como Respirar Corretamente

A respiração correta é aquela que utiliza todo o potencial do pulmão. A respiração correta acontece com o auxílio do diafragma. O diafragma é uma membrana que quando distendida abre um espaço para que a parte inferior do pulmão se expanda. Boa parte do pulmão fica inativo e comprimido. Em geral quando não respiramos corretamente, usamos apenas 70% da nossa capacidade pulmonar. Os 30% restantes fazem falta.

Quando respiramos costumamos centrar nossa respiração (inspiração-expiração) acima do abdômen, no peito, nos ombros ou na garganta. Essa é a respiração que praticamos- uma respiração preza, afogada, que gera tensão e desconforto físico além de cansaço.


Respire pelo nariz sem fazer barulho
A respiração correta deve ser praticada percebendo o vai vem do abdômen. Para ficar mais claro costuma-se medir com mão a distância de dois dedos abaixo do umbigo. Ali, mais ou menos está a membrana do diafragma. Podemos empurrar com a palma da mão e deixar que o refluxo traga a mão de volta.

Esse é um dos exercícios que podemos fazer para treinar a respiração correta. Podemos fazer esse exercício antes de dormir e antes de levantar da cama. Alguns minutos por dia. Vamos perceber que a região do diafragma se aquece e esse calor se irradia pelo corpo todo.

A meditação nada mais é que respirar corretamente. Buda não fez nada de extraordinário quando sentou sob a árvore Bodhi. Ele apenas manteve a respiração no diafragma e uma pergunta: "Quem sou eu?"

Esses dois elementos tão simples levaram Buda ao Grande Despertar.

Não é nada especial, apenas ele testou uma técnica, a pôs em prática e usufruiu de seus resultados.

Qualquer um pode aprender a respirar corretamente porque já nasceu respirando assim, apenas esqueceu. Volte a respiração correta. A meditação está ai, bem perto de você: há dois dedos do umbigo.

No Zen diz-se que essa região é a casa do Buda onde todo o universo se encontra. Só precisamos respirar e a porta se abre para um fluxo maravilhoso de harmonia e tranquilidade.

A respiração correta nos proporciona bem estar porque com mais oxigênio circulando nosso cérebro funciona melhor, nossas células ficam mais "leves". Todo nosso corpo e mente experimenta mais serenidade, leveza e alegria.

Aprendendo a respirar você pode meditar em qualquer lugar em qualquer situação. Mas manter a respiração correta exige treino e lembrança. Se não treinamos logo voltamos a velha respiração de sempre.

Mas com a mente mais oxigenada podemos ter sensações novas e desconhecidas e podemos achar que somos diferentes e especiais. Se vc. tiver alguma dúvida nesse processo não dê demasiada importância a essas sensações. Elas podem ser enganosas e você pode se apegar a elas. O importante é aprender a respirar corretamente e manter essa respiração no seu dia-a-dia de forma consciente.

Aprenda a respirar e você já estará no caminho da meditação. Se quiser aprender mais procure um espaço-grupo ou centro zen para obter a orientação correta junto a um professor experiente.

Sem comentários: