10 junho, 2013

Um Livro para Começar na Prática.





Com alguma frequência perguntam-me qual livro ler. Fico com um certo receio de recomendar livros. Já li muitos e sei que dependendo de onde se está no processo a leitura mais atrapalha que ajuda. Mas quando insistem acabo recomendando Mente Zen. Mente de Principiante. Acho que com um pouco de boa vontade é possível entender esse livro. Se não for possível entende-lo todo, pelo menos algumas partes, o será. Nele há aquelas instruções de como sentar-se em zazen que já ouvimos muitas vezes e que serão úteis a quem está querendo iniciar-se na prática. Elementos do Zen de David Scott também segue na mesma linha de Mente Zen com instruções sobre a prática.

Outro que pode ser interessante de ler é Velho Caminho Nuvens Brancas. 

O primeiro livro que li não ajudou-me muito, pois era difícil de entender, mas ele definiu meu caminho e minha opção pelos koans. Então de certa forma o que aparentemente se mostrou de um jeito, mais tarde teve importância.



Sem comentários: