21 dezembro, 2012

Lendo no Metro

Estava no vagão do metro em São Paulo quando vi uma senhora lendo esse livro. Buda talvez não achasse estranho um Sutra chegar a ser tão popular para ser lido no metro, então sorri para ausência de botões. Talvez seja uma versão adaptada, pois do que me lembro do Sutra de Lótus não é uma leitura tão atraente. É um Sutra do tipo esotérico. Pode ser lido nesse link.

Alguns elementos desse Sutra são usados na pratica do Zen Budismo como o Dharani, ele vem do Sutra de Lótus.

Por outro lado a leitura de Sutras sem um estudo guiado pode acentuar aspectos de apego e fanatismo.

Quem se usa mais desse Sutra é uma seita que tem crescido muito no Brasil.. Pela maneira como trabalha sua divulgação ou martela suas pregações não é considerada como budista e sim como uma seita aparte que usa elementos do budismo para ganhar adeptos e obter deles o que puderem dar em dinheiro, mesmo que um valor mínimo multiplicado por milhares.

 Alguns que sabem de eu ser budista vêem me perguntar sobre essa seita, pois ela chega aos mais pobres e distantes lugarejos. Minhas tias e minha cunhada já foram abordadas e gostaram da novidade, embora sejam católicas dizem que mal não faz. Ás vezes é chato dizer para a pessoa o que praticar ou não praticar. Quem sou eu para estabelecer o que é e o que não é budismo. Quem inventou o budismo? Alguns precisam parar com essa mania de querer lotear os ensinamentos ou se apropriar deles como se fossem seus. Se o próprio sutra de lótus apela para opções de simplismo na abordagem e na prática dizendo que basta recitar seu nome para obter a salvação porque implicar com isso. No mínimo posso dizer que não é o tipo de budismo que eu pratico, só. No mais, não me intrometo nos ismos dos outros. Eles por seu lado dirão que o que pratico não é budismo. Mas se lhe serve e lhe dá o que procuras,ok.Cada um com seu cada um.

O sutra diz que basta recitar seu nome para se iluminar. Veja bem: se iluminar e não para ficar rico, comprar um carro, arranjar um bom emprego, um namorado, etc.

Fico com a primeira opção:Sutra de lótus, sutra de lótus, sutra de lótus.........e seu eu ganhar na mega sena distribuo sutras de lótus no metro, no ônibus e na rua, pra quem quiser e quem não quiser. Boa leitura!

Sem comentários: