13 novembro, 2012

O Topete Zen e Deus Careca.



O ideograma a esquerda significa altar, há também quem interprete-o como sol, lua e estrela. O ideograma da direita significa nuvens sendo cortadas por raios.  Antigamente significava falar com a natureza, também oferecer sacrifício no altar, comunicar-se com as divindades. Modernamente pode ser entendido como uma espinha ereta diante do altar. Chan, meditar sentado. Resumidamente meditar em silêncio para despertar a verdadeira natureza.

Embora muito parecido com o kanji Kami 神  (Deus), não é. Fácil confundir. Apenas pelo detalhe da franjinha sobre a cabeça Zen .  Kami não tem topete. O zen tem. Os chineses apenas aproveitaram um ideograma que já estava pronto e só acrescentaram mais o topete.Como se dissesse: O Zen vai além de Deus. Que topete! Deus está careca de saber que Deus está em tudo, até no Zen.

Na minha interpretação visual esse ideograma mais parece alguém que encontra outro alguém e ambos abrem os braços para esse encontro. Zen é se abrir para o encontro. Mas note que Deus não tem braços. Nem pernas, nem ouvidos, nem nariz, nem boca......

Brincadeira à parte, não sou especialista em ideogramas Apenas curiosa. Se tiver algum erro me falem.

Sem comentários: