21 outubro, 2012

Budismo em Novelas





Fico sabendo por Patricia Kogut que haverá uma novela a se chamar "Pequeno Buda"  as autoras costumam escrever novelas de temática espírita como a última das seis: Amor Eterno Amor.


Não sei qual será o argumento ainda, mas parece ter a ver com uma garota que será dada como a reencarnação de Buda. Pra começo de conversa não há esse negócio de reencarnação de Buda. A reencarnação é tratada como tema pelo Budismo tibetano que busca o próximo Dalai Lama ou escolhe crianças que possam ser apontadas como reencarnação de lamas anteriores.

Na novela será uma menina que renascerá como Buda. Um escolha ousada, já que raramente uma mulher seria apontada como sucessora do Buda ou de um Dalai Lama. Sucessora do Buda iria contra ao que o Buda ensinou. Ele nunca disse que voltaria, mas também nunca disse que não voltaria.

Prevejo muita polemica nessa escolha. Mas ficção é ficção e como costumo dizer: "Na ficção tudo é possível."  Na vida real .... uma Dalai Lama mulher pode demorar eons para ser aceita.

Mel Maia, fará o Pequeno Buda. É a mesma que fez o papel de Rita na fase infantil da recente novela Avenida Brasil. Eis ela aqui em foto com as autoras da novela Pequeno Buda.





A única vez que vi o Budismo representado numa novela foi em Mandalla onde Osmar Prado interpretava um monge.

Certamente que os Budistas ficarão atentos para qualquer noção equivocada sobre o tema.

Em tempo: a nome da novela foi mudado para Jóia Rara.

Sem comentários: