04 setembro, 2012

Sugestão de Livro:Velho Caminho, Nuvens Brancas.



Velho Caminho Nuvens Brancas, Editora Bodigaya, é um daqueles livros que vale a pena ler. Entre tantos autores que tentaram trazer a vida de Buda para um tom mais atual ou até romanceá-la em várias livros ao estilo Harry Potter, este, escrito pelo Mestre Zen Vietnamite Thich Nhat Hanh é o mais interessante. Não, que Thich o tenha escrito com mais fidelidade ou não o tenha floreado também, pois por mais que se tente recontar essa história, pouco se sabe sobre o que aconteceu senão o que foi passado oralmente pelos seus discípulos e nesse processo de contar e recontar histórias perde-se um pouco da originalidade em detrimento do ensinamento. As histórias eram muito usadas para ensinar. O próprio Buda se valia delas para ensinar a seus discípulos.

Então entre tantos livros que há no mercado sobre a vida de Buda, este por certo me parece o mais interessante e gostoso de ler.

Eu mesma não tenho esse livro e o leio emprestado de um amigo, mas por certo quem frequenta algum grupo ou centro zen poderá encontrá-lo em sua biblioteca e se houver a possibilidade de emprestá-lo poderá lê-lo senão poderá até mesmo comprar um exemplar e depois doa-lo a seu grupo para que mais pessoas possam ter a oportunidade de lê-lo.

2 comentários:

Felipe C. Novaes disse...

Já leu a biografia do Buda pelo autor Deepak Chopra?

Em geral eu não curto autores como ele, que escrevem livros sobre física misturando com religiões orientais, mas na época que li, ainda bem iniciante no budismo, achei legalzinho.

Estou doido pra ler algum livro desse mestre Zen. Ele parece ser muito sábio. Estou pensando em comprar "Não fazer nada, não ir a lugar algum".

Jeane Dal Bo disse...

Olá Felipe!

Já vi o livro do Chopra, mas não o li.

Gosto muito do monge Thich Nhat Hanh, ele tem um jeito bem simples de escrever. Espero que goste dos livros dele.