31 agosto, 2012

Sugestão de Livro: Zen Simply Sitting

Tudo o que você precisa é de um zafu e alguma coragem.” 



Philippe Coupey ou Rei Ryu, conheceu mestre Zen Taisen Deshimaru em 1972 e seguiu-o como um discípulo próximo até a morte Deshimaru em 1982.

O Fukanzazenji é um texto curto sobre como sentar-se em zazen e as posturas  O monge zen Philipphe Coupey dedidou-se a estuda-lo e escreveu um livro comentando-o de forma moderna.


"Eu decidi comentar sobre o Fukanzazengi porque é o ensinamento básico da postura zazen  e da mente, como expresso por Dogen. Além disso, mesmo com muitas traduções da Fukanzazengi disponíveis, um comentário completo sobre o texto é muito difícil de encontrar. Mesmo Mestre Deshimaru nunca fez um."
  

"Sinceros praticantes Zen, não fiquem nem um pouco surpresos por um dragão de verdade, ou gastem muito tempo inutilmente apalpando apenas uma pequena parte do elefante."

"Não gastem muito tempo inutilmente apalpando apenas uma pequena parte do elefante. Mestre Dogen faz aqui uma alusão a uma história contada no Sutra do Nirvana sobre as diferentes formas do elefante."
(Comentário 51 de Coupey)


"Um leigo queria obter uma caligrafia do célebre monge Ikkyu. Ele então escreveu em kanji: "Atenção!" O homem não ficou nada impressionado: "Isto não é muito profundo... Vc não teria uma outra coisa para escrever?" Ikkyu escreveu então: "Atenção. Atenção!" O homem nada compreendeu, ele queria qualquer coisa ainda melhor, certamente ele estava pronto para aplicar-lhe um golpe... Então Ikkyu escreveu: "Atenção. Atenção. Atenção!"  Comentário 49

 


Sem comentários: