28 agosto, 2012

O Segredo da Felicidade


O segredo da felicidade é não pensar nela. Quem se preocupa demais em ser feliz ou como ser feliz esquece de viver o momento e vive tentando achar motivos no passado ou fantasias do que poderia ser, ou futurisando. A felicidade deve ser experimentada no momento e depois largada de lado. O que no budismos chamamos "deixar ir". Quando você toma um sorvete você o aproveita enquanto ele está presente.Se vc. não o fizer ele se derrete e começa a perder sua forma mais deliciosa. A vida é assim: deve ser experimentada da maneira que ela se apresentar e naquele momento. Se damos costas ao momento depois não podemos nos lamentar, pois, apesar de podermos provar outro sorvete, e acharmos que é o mesmo, já não seremos os mesmos e nem as circunstancias talvez o sejam. A felicidade está em nossa mente e somos nos que decidimos: Eu fico aqui ou eu fico no passado ou eu escapo para um lugar de sonho e fantasia.

A receita não funciona se não começarmos a tentar testa-la no dia a dia. O que significa: pôr-em-pra-ti-ca.
Ninguém vai fazer isso por nós. Se queremos a felicidade precisamos praticar felicidade.

Não tem nada a ver com correr atrás. Uma expressão muito usada: "Tô correndo atrás da minha felicidade." E a felicidade por acaso está correndo a sua frente?

Resumindo:O segredo da felicidade é viver o momento seja ele alegre ou triste.

1 comentário:

Felipe C. Novaes disse...

Nesse sentido, podemos dizer que a clássica pergunta "vc se acha feliz?" é uma pseudoquestão, pois a pessoa só pode se achar feliz no momento presente. Se ela parar para considerar em quantos momentos ela foi feliz para responder a essa pergunta, já não estará no presente, então, estará abdicando da verdadeira felicidade que é o agora.