14 julho, 2012

Buda também vende livros.


Queria ler um livro sem saber nada sobre ele previamente. Livros com "Buda" no título já são uma isca fácil para mim, mas não é o suficiente para me convencer a lê-los. Lembro-me da decepção com "Um Buda na Mochila."

Dessa vez a escolha foi por The Buddha in the Attic, Julie Otsuka (O Buda no Sótão). Trata-se da jornada, de navio, de um grupo de mulheres que cruzam o oceano do Japão à São Francisco para casarem-se, pois em seu país as chances de casamento são escassas. Mesmo as que já casaram-se uma ou duas vezes não tem mais com quem casar. Imigrar em busca de um novo começo é um dos temas do livro. Mas porque o Buda está no sótão? (se é que está), isso ainda não sei dizer. Imagino que ao entrar em uma sociedade capitalista e não-budista, certos aspectos trazidos do país de origem precisaram ser deixados de lado. As noivas são todas budistas, mas futuros maridos na América, talvez não o sejam.

Há sim algumas comparações culturais que são interessantes: "A esposa japonesa anda a dois passos atrás do marido e carrega as compras enquanto o marido não carrega nada. Já na América, os maridos abrem a porta para as esposas e dizem: Ladies first!"

A história acontece em 1920. Em 1942 os japoneses que estão nos Estados Unidos sofrerão forte repressão logo após o ataque a Pearl Harbor. 

Até onde li pareceu-me interessante
Quando ler mais darei continuidade a este artigo. Não tem tradução, mas o inglês é de fácil compreensão.

2 comentários:

Francisca Mendonça Duarte disse...

ola! ja acabou de ler ler o livro? qual e a sua opiniao e analise?

Jeane Dal Bo disse...

Olá Francisca,
Já terminei faz tempo. O livro é bem interessante.