27 abril, 2012

O que é um Retiro Solo?

Um retiro solo como é conhecido em nossa Escola (Zen Kwan Um) é um retiro solitário. Em geral assistido. Vc. fica em um lugar próximo ao mosteiro ou ao centro zen ou em uma cabana. O tempo de retiro é decido por vc. e seu mestre em conjunto assim como o que vc. fará durante esse tempo. Pode ser de uma semana ou mais. Um retiro solo tradicional costuma durar 100 dias! Mas poucos conseguem ficar 100 dias em retiro solo. São casos excepcionais em geral quem faz esse tipo de retiro são monges, pois eles tem tempo para ficar fora por muito tempo. Pessoas comuns não dispõem de tanto tempo para se ausentar de suas atividades cotidianas, portanto uma semana é o tempo ideal para testar como funciona.

No retiro solo vc. está por sua conta. Não há ninguém para te incentivar nem para vigiar se vc. está fazendo o que se propôs fazer ou se vai tirar uma semana para dormir o dia todo. Portanto é um retiro que exige muita disciplina pessoal. É considerado o retiro mais difícil dentre todos.

Algumas pessoas o fazem ao ar livre, em barracas, cavernas ou lugares sem assistência por sua conta e risco pois os riscos existem principalmente se for um retiro prolongado.

Eu fiz um retiro solo sobre um penhasco a beira mar por uma semana. Foi muito intenso e ariscado. Durante o dia me abrigava do sol sob uma fenda na rocha que parecia uma caverna e a noite não dormia devido aos inúmeros ruídos e pequenas baratinhas do mar que entravam na roupa. O estado intenso de alerta me deixava sem sono. Pude comprovar que não tinha a menor noção do que poderia acontecer. Não avisei ninguém pois não concordariam que eu fizesse. Não levei comida suficiente e fiquei muito fraca. Precisei pedir ajuda a pescadores que vinham diariamente ao costão retirar mariscos para que me resgatassem do lugar para o continente. Eles me levaram de barco e então tomei um ônibus e voltei para casa com cinco quilos a menos.




Retiros a céu aberto são muito ariscados e não recomendo justamente por ter tido essa experiência. Hoje com mais conhecimento e planejamento poderia tentar novamente, mas ainda assim sabendo que poderia ter que desistir se as condições se mostrassem desfavoráveis. Um retiro assim pode levar a riscos de deshidratação, perda de de massa muscular o que nos impede a locomoção e até perda dos sentidos. Se for um lugar muito isolado podemos morrer antes de ter a chance de pedir ajuda.





Sem comentários: