25 abril, 2012

O que é Retiro Kido?

Um retiro Kido consiste em praticar a repetição de um mantra em geral Kwan Seung Bosal por horas repetindo-o intensamente e muito rapidamente. Andando e fazendo barulho com instrumentos de percussão ou qualquer coisa em que se possa bater e produzir barulho. O objetivo dessa pratica e desconectar-se da mente pensante e provocar uma abertura da mente que não pensa. Kido significa "Caminho do prajna ou energia"

Poucas pessoas conseguem o efeito de desligar a mente pensante. Na verdade quase ninguém sabe que essa pratica produz esse efeito e nem se costuma falar em objetivos quando se trata de alguma pratica. O que alcançar. Nunca se pratica nesses termos. Quem obtém algo obtém quem não obtém não não ficará frustrado porque não teve nenhuma experiência.


Um retiro kido começa com 108 prostrações, recitação do mantra, 30 min de meditação, café da manhã, período de trabalho, mais recitação intercalado-se um período de meditação, um de recitação, almoço e por ai vai até o final do dia, se o retiro for de um dia. Geralmente é de um dia.

Só fiz um Kido por duas horas seguidas. Que é mais intenso que o retiro onde se pratica o mantra por 30 minutos e depois há outras atividades. Em um determinado momento minha mente congelou. Nada se movia, nenhum pensamento, mesmo que eu me esforçasse para pensar algo nada aparecia. Esse evento durou alguns minutos, mas suponho que não seria útil se durasse muito tempo. Eu pareceria um ser de outro mundo ou como alguém catatonico andando por ai sem pensamentos.

Sempre digo às pessoas que buscam experiências de êxtase que elas não duram pra sempre e que o êxtase pode ser como tomar um pore. Não se pode ficar de porre o tempo todo porque a vida se vive sóbrio. É na sobriedade que reside a beleza. Se não encontramos beleza na sobriedade não será no êxtase que encontraremos.  Portanto não se apegue a esse tipo de experiência.

Sem comentários: