18 junho, 2011

A Vida é uma Preparação. Prepare-se Bem.

Quando estudava filosofia sempre ouvia dizer que a filosofia se dedicava a estudar como se preparar para morrer. Tantas especulações metafísicas ocultavam um objetivo: preparar-se para a morte. A finitude do ser é amedrontadora.

Se a vida é uma preparação para a morte deveríamos nos preparar melhor. Do ponto de vista Budista cada vida é uma continua preparação e oportunidade de descobrir como morrer.

Pelo senso comum nos preparamos para a morte do corpo mas há outras mortes que não levamos em conta e nem temos consciência delas. Sobretudo, esquecemos de nos preparar para a morte do "não nascer" e "não morrer" mais em nenhum corpo, em nenhuma forma e em nenhum mundo. Simplesmente tudo se apaga quando não há mais energia carmica para nos trazer de volta ao Samsara. Portanto o carma é o combustível que nos faz ir e vir vida após vida. Sem combustível não há vida nem morte.

1 comentário:

Cris Tarcia disse...

Bom dia!, realmente é dificil as vezes pensar na morte, doe muito, a vida tem me ensinado que tudo e todos estão por um tempo apenas, sei que hoje estou bem melhor que ontem , como amanhã estarei com um outro olhar sobre a vida, a cada dia tenho uma lição aprender, cada momento é maravilhoso, estou aprendendo a estar presente no agora. Gosto muito dos seus textos.

Um grande abraço