24 maio, 2011

Meu Primeiro Zafu de Paina.


Almofada Zafu preenchida com paina
Encontrei paina no lugar mais remoto do país. Não tão remoto, apenas distante. Se eu soubesse teria ido antes. Não tem gente que vai à Miami pra comprar bolsa de marca fake. Iria a Manaus só pra comprar paina, mas o encontro foi casual. Vi numa loja que vende suprimentos para pescadores. me disseram que a paina é usada para calafetar (preencher espaços) em barcos já que é impermeável. Também é usada para preencher bóias por ser leve, embora hoje se use mais o isopor. Lá não chamam de paina ou kapok, chamam de algodão de calafete ou algodão de corda. Mas não é todo mundo que conhece, por isso tem que procurar onde ele já está exposto. Foi assim que encontrei. Vi na loja e perguntei o que era. Apesar de ser leve é volumoso. Não deu pra trazer mais que 3 kg. Pelo menos 3-4 almofadas (zafus) conseguirei preencher com essa quantidade. Em 12 anos é meu primeiro zafu de paina. Agora vou sentar nas nuvens.


Sumauma: árvore amazônica, da família do Baobá, que produz o algodão da paina.

7 comentários:

Lucas disse...

Jeane, um tempinho atrás pensei, também, em encher um zafu com paina - já que ela é apreciada e elogiada por várias pessoas ao longo dos séculos. Então fui atrás de uma paineira.

E percebi que precisaria de muito mais paina do que encontrava caída no chão. Essa vai ficar para a próxima. :D

Lucas

Jeane Dal Bo disse...

É verdade, Lucas, precisa depenar umas 3 árvores pra encher uma almofada :-)

Nunca procurei por aqui pq. não é uma região onde as paineiras se encontram.

Mesmo, é dífícil achar pra comprar. Nos Estados Unidos vc. compra pela internet e não é tão caro. Mais fácil que sair por ai juntando do chão :-) Pelo menos para quem vai pra lá.

Bete Laguardia disse...

Olá!
Achei 5 paineiras baixas abarrotadas de paina. Ainda estão dentro dos "abacates" (é porque parece mesmo um abacate). Já depenei uma que estava soltando as painas e deu pra encher uma sacola de 100 litros. creio que dê pra fazer duas almofadas. Mas aí me surgiu a dúvida: Será que posso arrancar os frutos sem terem se rompido e esperar que sequem? Será que soltarão a paina do mesmo modo que na árvora? Outra coisa: pra colocar dentro do zafu, eu tenho que tirar todas as sementinhas tb? (nossa! fiquei 2 horas tirando cascas e bichos, só deixei as sementes).
Bom vc passar sua experiência com Painas. Dando certo ou errado a minha experiência, postarei aqui tb como comentário, se me permitir.
Obrigada

Jeane Dal Bo disse...

Bete, obrigada por compartilhar sua experiência.

Eu só vi paineiras floridas ainda não tive a oportunidade de coletar a lã. Acho que seria melhor esperar que sequem na árvore. Quanto a limpar acredito que seja necessário pois essas cascas, sementes podem criar mofo e deteriorar a paina mais rápido.

Sim, claro, pode postar sua experiencia aqui. Quase não há informação sobre esse processo e qualquer nova info é bem-vinda.

Renata disse...

Embora o post seja um pouco antigo, você lembra mais ou menos onde fica essa loja? comprei um zafu recentemente e, ao buscar por mais informações na internet, encontrei seu post falando que encontrou paina justamente na minha cidade!

Jeane Dal Bo disse...

Olá Renata!

Não lembro mais o nome da loja, mas procure por lã de calafetar na área do porto. São lojas que vendem material para pesca e embarcações.

Bete Laguardia disse...

Então..... Já fazem 4 anos que apanhei as painas e coloquei dentro do zafu com as sementinhas mesmo... Uma beleza... Já murchou bastante, mas venho completando o espaço com estopa - que tb dá um ótimo resultado... Está muito bom. Sem mofar, sem dar cheiro nenhum...