05 maio, 2011

A Hierarquia dos Meninos

Dia das Crianças no Japão é tradição pendurar a carpa nas casas.

No Japão hoje é o dia do menino, mas as meninas brincam juntas. O dia das meninas é chamado Dia das Bonecas. A tendência moderna é que o dia dos meninos seja incorporado ao dia das crianças ocidental.

Sabemos que a cultura do filho homem é muito forte no Oriente, como já foi entre nós, mas não com tanta obsessão como é por lá.


Para os orientais o filho homem é o que perpetua a descendência e dá sustento à família. Traz riqueza, sorte, etc. É uma cultura de sobrevivência, mas também bastante interesseira, vide os casamentos arranjados na Índia, a proibição de ultrassom na China para que as meninas não sejam descartadas no lixo. É uma escolha triste e desigual, mas não cabe julgarmos e sim esperar que o tempo mude os padrões medievais em que certas culturas vivem.

Para quem quiser comprar uma carpa saiba que elas se chama: "koinobori carp kite".

A carpa preta é a que representa o pai e as demais coloridas as crianças ou adultos de acordo com o tamanho da carpa. A carpa vermelha representa o primeiro filho, a azul o filho mais novo. Se houver mais crianças a sequência é verde-violeta e azul.

Primeiro filho-vermelha
Segundo-verde
Terceiro-violeta
Quarto-azul
Pai-preta e grande

Se for ao Japão preste atenção aos telhados pode ser que vc. veja carpas ao vento então vc. saberá quantos meninos vivem naquela casa.

Por aqui são mais usadas como decoração.

Sem comentários: