20 janeiro, 2011

Uma pessoa pode se transformar em dragão?

Certamente alguma criança passou por aqui com essa questão, curiosa.
O que não deixa de ser interessante. Não sou especialista em dragões portanto faço algumas anotações do que li por ai:

Dragões, leões e outros "ões", foram símbolos usados pela nobreza, realeza, imperadores, clãs, senhores feudais para impor respeito. Para dizer que eles eram os dragões e leões do pedaço. Eles eram os que mandavam nos seus domínios e se alguém se atrevesse a tirar o que eles já haviam tirado de alguém com garras de dragão, eles não exitariam em defender seu território como leões.

Na simbologia oriental, especialmente chinesa, há  tantos tipos de dragões que seria necessário um guia sobre dragões para saber quem é quem.

Mas dragões de fato nunca existiram: pele, carne, ossos, garras, boca que cospe fogo, etc. Dragões foram representações tribais para expressar algo que se queria ensinar, ou um puro passa tempo, atividade recreativa ou artística de tribos muito primitivas. Ao longo do tempo essas representações evoluíram e ganharam outros usos. Delas se criaram lendas que ganharam vulto na imaginação popular e foram usadas; para se fazer respeitar já que muitos acreditavam nas lendas do passado como se de fato tivessem acontecido.E as crianças quase sempre acreditam nas histórias que lhes contam.

Genericamente dragões significam: energia para a luta e transformação, guerra, domínio,destruição e renascimento. Também significam sabedoria.

Por muito tempo a máfia oriental usou dragões e flor de lótus como  símbolo para identificar a que família cada grupo pertencia.  Provavelmente ainda é assim. Se vir alguém (no oriente) em pleno verão todo tapado é  porque está escondendo as tatuagens que o identifica com determinada  clã.

Há um proverbio chinês que diz: "Esperando o único filho virar dragão." Em outras palavras, que ele seja bem sucedido e poderoso como o dragão. Na cultura chinesa é importante ser bem sucedido, ter sorte. A cultura é baseada em atos para evitar o azar. A número da sorte, o dia da sorte, a cor da sorte etc.

Outra lenda muito popular é a lenda da carpa que viu o topo da montanha e decidiu alcançá-lo.Nadou contra correnteza e escalou cachoeiras. Lá no topo ainda havia um portal, chamado "portal do dragão", e ao saltar por essa porta a carpa se transformou em dragão. Essa lenda representa o esforço necessário para superar obstáculos e alcançar o sucesso.


Nem a carpa se transforma em dragão, nem pessoas se transformam em dragão, nem nos transformamos em Buda tal e qual. Mas podemos nos inspirar no que eles representam, em caracteristicas boas, simbolicamente.

Da mesma forma que o Superman é um personagem criado da imaginação de um artista o dragão também o foi um dia criado da imaginação de alguém.

Sem comentários: