10 janeiro, 2011

Saltando da Teoria para a Prática.

Como minha fase de ler livros por ler já passou e fazia muito tempo que não lia nada de Pema Chodrön, a meu ver uma das melhores budistas que sabem escrever e o fazem com simplicidade transmitindo o ensinamento de forma que se torne acessível sobretudo aos leigos no assunto, eis que encontro-me com este:

O Salto-Um novo caminho para enfrentar as dificuldades inevitáveis, é mais simples ainda, por não trazer nenhuma grande revelação. É um discurso que todos nós já conhecemos desde que aprendemos a pensar por si mesmos. Mas esses discursos prontos ou requentados às vezes servem de lembrete para reavivar coisas que esquecemos e nos puxar de volta para a atenção. Podem também conter alguma revelação, insight para algumas pessoas. Poderia passar como uma leitura de auto-ajuda, que seja,  para alguém certamente será útil. No que me diz respeito, apreciar um texto que foi depurado a ínfima simplicidade já vale a leitura. Ademais em post anterior disse que há budistas que só leem os livros e não põem em pratica o que deles apreendem. Os livros de Pema trazem ensinamentos que podem ser postos em prática ser risco. Se este não lhe agradar tente: "Comece onde vc. está."

Em O Salto Pema enfatiza nossa tendência em evitar o momento presente fugindo o tempo todo para distrações. Se distrair é um hábito do qual precisamos nos dissociar para encontrar o momento presente. Se não pararmos de nos distrair, se não aquietarmos mente e corpo jamais acessaremos o verdadeiro momento.

2 comentários:

Mih disse...

Gostei da dica, agora, me pergunto mais uma vez o que é necessário para ser budista? Se podemos chamar o budismo de religião, é a religião que tenho interesse mas não sei como começar... tem como me ajudar?
Beijos - Emilia

Jeane Dal Bo disse...

Comecar onde vc. está é sempre um bom começo.