24 janeiro, 2011

Pondo a Carpa ao Vento

A carpa da lenda é um símbolo muito popular e vc. pode comprar essa pipa no formato de carpa. Podem ser encontradas em lojas de artigos oriental. A carpa representa a coragem e a perseverança. Os japoneses costumam pendurá-las fora da casa. Uma para cada filho homem. Para que o filho cresça forte e corajoso. Elas aparecem mais no dia das crianças. Antigamente se comemorava um dia só para os meninos e um dia para as meninas (Dia das Bonecas). Ainda é assim, mas as meninas aproveitam o dia dos meninos e os meninos o dia das meninas. Todos brincam juntos. Já sabemos que a tradição do filho homem é muito forte na cultura oriental como já foi na nossa. Mas lá é mais radical.

A carpa nos lembra do esforço, coragem e perseverança para levar a pratica até o despertar. Da correnteza e das cachoeiras que precisamos enfrentar para chegar ao topo, no lago da tranquilidade,. nadando contra tudo que se opõe ao nosso progresso.

Se vc. comprar uma carpa dessas fique atento para a tradição: carpa preta representa o pai, a vermelha o primeiro filho, os demais filhos na sequência: a carpa verde e violeta, e o filho mais novo a carpa é azul. A tamanho da carpa também indica se a pessoa representada é uma criança, um filho maior ou um adulto.

1 comentário:

Kobun disse...

Não sabia desta simbologia. Legal!
Gasshô. Kobun.