04 outubro, 2010

Cultive o Comprometimento.

No início o zazen SOLITÁRIO.
Pouco a pouco a prática COM os outros e PELOS outros.
Perdi essas pequenas coisas que alguns chamam “meu” e me tornei o mundo inteiro.

Muso Soseki [ Mestre Zen do Séc XIII]


Quando nos dispomos a seguir o caminho com determinação é necessário assumir o compromisso conosco de que nos empenharemos em manter a pratica diária para nos e se possível para o benefício demais praticantes.

Quando praticamos em conjunto é preciso assumir responsabilidades pelo conjunto. Se apenas um carrega o grupo nas costas não haverá progresso para o grupo pois cedo ou tarde esse elemento se sentirá insatisfeito ou injustiçado  Cada um precisa assumir uma posição no grupo e honrá-la.

Por isso cada um deve ter sua função e contribuir para a manutenção do grupo. Esquivar-se de contribuir e apenas se beneficiar do que o grupo oferece não é digno de um praticante honesto.

Um grupo precisa organizar-se de maneira a ser coeso e bem administrado. As necessidades do grupo devem ser supridas pela colaboração de todos. Uma boa sugestão é formar uma associação com CNPJ,conta em banco e diretoria. Membros fixos devem contribuir mensalmente com um valor decidido em assembléia e pessoas que vem exporadicamente para a prática devem contribuir com um valor de carater de "doação expontãnea", deixado em uma caixa de doação a cada visita.

Qualquer item produzido para a sanga (zafu, zabuton, camisetas) não deve ser dado e sim pago pois alguém pagou para confeccioná-los.

Atividades extras como palestras,zazenkais, retiros devem ser cobrados pois essas despesas não podem ser sempre custeadas pelos membros. Cada um deve investir esforço e dinheiro no seu treinamento e não esperar ganhar de graça ou com facilidade. O esforço e a dificuldade fortalecem a pratica.

Não tenha medo de assumir compromissos na sanga. Não tenha medo de assumir um grupo. Faça sua escolha e siga em frente sem pensar, apenas dê o seu melhor sem esperar nada em troca. Seja paciente e deixe o tempo agir a seu favor. Quando as condiçoes aparecem o zen aparece. Quando vc. está pronto o mestre verdadeiro bate a porta. Ou ele já passou por ai e vc. não viu?

Sem comentários: