21 julho, 2010

Pratique a Sabedoria.

Nossa Verdadeira Natureza é sempre desperta, sabia e boa, não importa o que aconteça.


Ser cuidadoso é uma premissa de qualquer relacionamento. Não apenas no sentido de cuidar do outro. Mas de ter cuidado com nossa mente apegada aos padrões que trazemos de outras vidas que são nosso carma, e que, sem um treinamento adequado, quase sempre não temos consciencia ou controle,de quando e como ele irá se manifestar.

As coisas que fazemos sem pensar, as coisas que dizemos no calor de uma discussão. As acusações, que, muitas vezes, são para outras pessoas, e lançamos sobre quem dizemos que amamos.

Como amar e odiar podem ser tão próximos? E na verdade não são, porque são opostos. O amor ligado a posse e ao desejo está de mãos dadas com a raiva, a culpa o ressentimento, o ciúme, todos os sentimentos que arrastam a mente para o sofrimento.

Não adianta brigar. A briga não vai resolver. A briga apenas alimenta a raiva e aumento o sofrimento. Aquele que causa sofrimento é quem mais sofre.

Ser cuidadoso é tentar evitar o sofrimento do outro. Porque, se o outro sofrer esse sofrimento virá para quem o fez sofrer. E mais carma será acumulado. Carma gera sofrimento e sofrimento gera carma. Ir nesse caminho é entrar numa rua sem saída.

Encontre uma saída para não gerar sofrimento. A sabedoria é o caminho mais hábil e humano para resolver tudo que nos aflige.

Não há maior tesouro que o da sabedoria. Cultivar sabedoria nos torna mediadores da paz. Com sabedoria podemos resolver qualquer problema sem causar sofrimento.

Onde melhor podemos praticar a sabedoria que nas relações e nos relacionamentos? Há ai um terreno infinito de oportunidades para aprender e testar. Cada relação ou relacionamento agrega mais sabedoria. Errando e aprendendo aumentamos nossa percepção de como agir. Seja com nossos país, com nossos irmãos, com conjujes,filhos, com colegas de trabalho, com amigos a todo momento somos testados e a todo momento damos as costas a oportunidade de treinarmos sabedoria. Não há sabedoria numa relação de posse porque a posse impede que as pessoas cresçam e as torna cegas e intolerantes com o próximo.

A sabedoria para alguns vem desde cedo e para outros só chega com a maturidade ou com o sofrimento, mas estar aberto a ela é um ganho que nos acompanhará por toda nossa existência cíclica.

O budismo ensina que para ser um indivíduo equilibrado e completo, você deve desenvolver a sabedoria e compaixão.

No Budismo sabedoria vem com a pratica. Ela carrega: prajna, a energia desperta. Portanto praticando a meditação zen, estamos no caminho da sabedoria.

Manjushri é o Bodisatva da Sabedoria. Montado em um leão ou elefante (que representam um Buda completamente desperto) ele carrega uma espada em uma das mãos (para cortar a ilusão, a aversão e o desejo), e na outra uma flor de lótus ou o Sutra Prajna Pararamita (para revelar a compreensão, compaixão e equanimidade).

Manju significa: suave, amigo gentil.

O sábio não briga. Ele usa de outros meios para conseguir pacificar as mentes.

Sem comentários: