24 junho, 2010

A Importância da Respiração Correta.


Para respirar bem, você deve exalar e inspirar completamente, tentando expelir cada átomo de ar impuro dos pulmões da mesma forma que faria se estivesse tirando água de um pano umido.


J.H. Pilates


A respiração é uma ação básica da vida, apesar disso, poucos lhe dão a devida importância. Todos nós sabemos que é preciso respirar melhor, que o ar deve ser mais puro, que fumar faz mal à saúde, e que devemos respirar quando estamos alterados. No entanto, ninguém nos ensinou qual a forma mais correta de respirar no dia-a-dia.

Os benefícios de uma boa respiração são múltiplos: ao inspirar e expirar de forma completa, usando a maior parte dos pulmões, oxigenamos melhor todo o corpo por meio do sangue, com isso, aumentamos a nutrição de cada parte do organismo.

Ao expulsar o ar viciado do fundo dos pulmões eliminamos toxinas e gases nocivos.

A respiração pulmonar representa apenas a respiração externa do corpo; a interna se produz quando cada célula absorve o dióxido de carbono, que é levado aos pulmões pelo sangue para ser eliminado.

Por outro lado, a respiração abdominal, no diafragma, ajuda todos os órgãos a funcionarem muito melhor.

Do ponto de vista psicológico, este tipo de respiração mais profunda (no diafragma), tem uma função de acalmar pois o cérebro recebe uma maior quantidade de oxigênio. Respirar mais fundo permite que tanto a mente quanto o corpo trabalhem com mais energia e calma.

A simples adoção da respiração correta, em qualquer prática física, pode acabar com dores na coluna provenientes do atrito dos discos da região lombar.

O principal músculo da respiração é o diafragma. Este se conecta com a coluna em diversos pontos, desde o topo até a base. Além disso, se conecta também com músculos, como os abdominais, órgãos internos, além de nervos, veias e artérias. Um diafragma inibido, que não funciona bem, pode afetar todos estes sistemas e causar danos diversos, como por exemplo dores nas costas. Uma respiração otimizada, mobiliza a coluna vertebral na região do tórax, que provoca a mobilização do sistema nervoso autônomo que, dentre tantas outras atividades, é responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.

Nesse vídeo tudo está explicadinho como usar o diafragma na respiração correta.

Ao respirar corretamente podemos mudar o estado mental no qual nos encontramos.

Texto editado e foto do livro de José Rodrigues: Pilates 101 Exercícios Passo a Passo.

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