26 março, 2010

Sonho de Bodhisattva.

Tempos atrás na China havia cinco Escolas Zen: Rinzai, Soto, Poep An, Un Mun, and E An.

E An e An Sahn juntos formaram uma Escola. E An era o professor, An Sahn, o discípulo.

Naquele tempo An Sahn era apenas o secretário de E An. Enquanto E An dormia, ele ajudava a abrir a porta, olhava se o o Mestre Zen estava dormindo e fechava a porta sem fazer ruído. Qdo o Mestre Zen acordava dizia:"Eu tive um sonho agora. Vc. entende?"

An Sahn dizia, "Sim, apenas agora, eu entendo," e lavava o rosto do Mestre Zen. O Mestre dizia, "Oh, obrigado por lavar meu rosto."

Depois outro discípulo,Haeng Om, que mais tarde viria a ser Mestre, vai ao quarto do Mestre Zen. Mestre An Sahn dizia:"Nós estávamos falando sobre meu sonho. Vc. entende meu sonho.?"

Haeng Om diz, "Sim, senhor," e vai pra cozinha e traz um pouco de chá.
O Mestre Zen diz, "Ah, meus alunos são maravilhosos. Todos eles entendem meu sonho."

Essa é uma conversa sobre sonho. O que isso significa? Se vc. levanta, lava seu rosto. Depois vc. toma chá. Esse é o caminho correto. Se vc. entende completamente os sonhos, então vc. entende o caminho correto.

Vc. precisa entender que o mundo todo é um sonho. Então, seu desejo é um sonho, sua raiva é um sonho, e sua vida tb. é um sonho. Se vc. entender os sonhos; então não vai haver desejo por si mesmo. Vc. vai agir somente por todas as pessoas. Então vc. tem um sonho de Bodhisattva -- apenas ajudar os outros. Mas entendendo que isso não é suficiente; vc. precisa ter o sonho. Então vc. vai entender seu verdadeiro "Self".

A parede é branca. O chão é marrom.

Mestre Zen Seung Sahn

Sem comentários: