07 março, 2010

Meditar faz bem?

Volta e meia aparece um artigo em revistas sobre estudos científicos que comprovam os benefícios da meditação. Até o Dalai Lama já fez testes com eletrodos que mediam as ondas cerebrais. Comprovou-se que em estado meditativo o cérebro desacelera, descansa. Isso dá subsídios aos estressados para buscarem na meditação uma ferramenta de alívio. E encoraja médicos a recomendarem a meditação como uma opção de terapia. Se o marketing é bom e para quem só o tempo dirá.

Existem varias tipos de meditação. As ditas meditações com abordagem no estresse não são essencialmente meditação. É mais uma técnica de relaxamento.

A meditação zen tem por objetivo num primeiro plano treinar corpo e mente e depois de ultrapassados estas resistências físicas, espiar a natureza "de tudo o que é". A maravilha de toda a existência de quem somos e de onde viemos. Isso é só o aperitivo. O caminho do despertar vai mais além e exige mais que Om´s.


Como qq. remédio a meditação requer consultar a bula. Em alguns casos tem contra indicações. A bula pode ser o bom senso. Se vc. não costuma ter bom senso melhor consultar o médico, que vem a ser por analogia, o seu mestre espiritual. Não tem mestre? Não se aflija. Ai cabe saber ser comedido para não exagerar na doze. Ninguém fica curado tomando um vidro de pílulas de uma só vez.

Sem comentários: