14 novembro, 2009

Vc. Faz Tempestade em Copo D´Àgua.

Não deve ser fácil fazer uma tempestade num copo d´água, literalmente. Mas há pessoas que conseguem e com uma relativa facilidade. Por algo mínimo são capazes de começar a mover tamanha energia que vai se acumulando até chegar perder o controle.
É como se um inocente grão de poeira em poucos minutos se transformasse em uma tempestade de areia.

Todos nós de alguma forma já estivemos envolvidos em situações que começaram por uma bobagem e acabaram com muito bate boca, senão agressão física ou até morte.

Vemos situações acontecendo o tempo todo pela TV. Porque isso acontece?

Por que a coisa mínima fica grande? Por que não é mínima em si. Somente tem a aparência exterior de mínima, e já aconteceu outras vezes, então ficou uma marca que às vezes é atiçada, e cada vez que acendemos essa marca a alimentamos com mais energia, assim ela vai crescendo e se juntando as nossas frustrações, medos, sentimentos reprimidos, ressentimentos e vai esquentando, esquentando e se agigantando. Se ninguém sopra a brasa ela morre por si só, mas se ao contrário não a percebemos ela vai se tornando mais quente até explodir.

Se vc. tem energia para brigar o mais acertado é pôr essa energia em coisas positivas onde vc. pode gastá-la sem ferir nem a si mesmo nem a ninguém. Se vc. tem fogo na boca e precisa falar, xingar, e pôr para fora essa energia, o teatro é um bom canalizar desse tipo de energia ou algum esporte onde vc. possa equilibrar ganho e gasto harmonizando-se. Não precisa dizer que a meditação também proporciona estado de harmonia a longo prazo, mas às vezes a meditação intensifica o que temos de "ruim" pondo isso em evidência e algumas pessoas podem não saber lidar com o processo, podem reagir negativamente ou não seguir com o remédio. Há remédios que fazem mal para depois fazer bem. Nesse caso é necessário o acompanhamento de alguém experiente no processo de meditação, que não é apenas sentar numa determinada postura, mas tudo que vem desde que se inicia nesse caminho. Um professor , um mestre, alguém que já passou por vários estágios do processo e já experienciou em si mesmo os altos e baixos dele, pode perceber coisas que vc. ainda não percebeu.

Assim como é arriscado tomar qualquer medicação sem acompanhamento médico, pode o ser iniciar-se em processos de meditação sem orientação adequada.

Então, não esqueça. O Caminho do Meio é o Caminho. Tolerância, Sabedoria, Compaixão, Equanimidade...

Sem comentários: