05 novembro, 2009

Deixe sua mente sozinha.

Pergunta: Tenho um amigo que tem amnésia. Poderia explicar como isso é visto no âmbito budista?


Mestre Zen Wu Bong: Na psicologia budista falamos em oito formas de consciência. As cinco primeiras são sensoriais:visão, audição, tato, olfato e paladar. A sexta é consciência mental que controla nosso corpo. A sétima é consciência discriminatória que nos permite distinguir entre branco e preto, ou o bom do mau. A oitava consciência, é aquela que controla a memória.

Às vezes essas três últimas consciências estão separadas e não funcionam juntas.
O resultado pode ser a amnésia, ou talvez um personalidade dividida. Em casos extremos uma personalidade não sabe o que a outra está fazendo. Se vc. estiver praticando,em algum momento, vc retorna para "antes do pensamento". Antes do pensamento não é a primeira, segunda ou terceira... consciência. Isto é antes de qualquer consciência. Se vc. mantém esse "antes da consciência", então a amnésia e qualquer outra disfunção podem ser curadas. A sexta, sétima e oitava consciências podem trabalhar juntas.

Praticar significa que vc. não usa sua consciência. Vc. a deixa descansar. Quando seu braço está machucado vc. o põe em um suporte (tipóia) e o deixa ali até ficar bom de novo. Vc. o deixa quieto. Ao contrário, se vc. o machucar mais e mais ele não ficará bom. O mesmo acontece com nossa mente se vc. a deixar sozinha/quieta ela se curará. Deixar sozinho significa voltar para antes do pensamento. Este é o propósito da Meditação Zen.

Sem comentários: