28 novembro, 2009

Alimentação Consciente.

O primeiro nutriente é o alimento. Aquilo que comemos ou bebemos pode promover o sofrimento mental ou físico. Temos que ser capazes de discernir entre o que é saudável e o que nos prejudica.Precisamos praticar a Compreensão Correta ao fazermos compras, cozinharmos e nos alimentarmos. O Buda nos deu um exemplo sobre nos alimentarmos.

Um jovem casal e seu filho de dois anos tentavam atravessar o deserto e a comida acabou. Depois de muita reflexão, os pais, entenderam, que para sobreviver teriam que matar a criança e comer sua carne. Calcularam que se comessem a cada dia um certo percentual da carne da criança e carregassem o restante nas costas teriam o suficiente para o resto da jornada. Mas a cada pedaço de carne que comiam eles choravam mais e mais. Buda perguntou: "Vocês acham que eles tiveram prazer em comer a carne do filho?" Entretanto muitas pessoas comem a carne de seus pais, filhos,e netos, sem ter consciência disso.

Grande parte do nosso sofrimento resulta do fato de não prestarmos atenção ao que comemos. Quando fumamos, bebemos ou consumimos toxinas, estamos comendo nossos pulmões, fígado e coração. Se temos filhos e mesmo assim continuamos a fazer estas coisas, estamos comendo a carne de nossos filhos. Eles necessitam de pais fortes e saudáveis.

In: Thich Nhat Hanh [A Essência dos Ensinamentos de Buda,p.44-45]

Sem comentários: