29 outubro, 2009

Temos Mente e não Sabemos.

Você deve treinar a si. Mesmo que esteja doente de corpo, minha mente estará livre da doença. É assim que você deve treinar a si. […] E como alguém fica doente no corpo mas não na mente?
Quando ele não está obcecado com o ideia "eu sou o corpo" ou "o corpo é meu".
Buda.

Vi um vídeo em que uma senhora que vive na periferia e trabalha de faxineira praticando em sua casa conseguiu reunir mais pessoas que eu qdo tinha uma sanga.
A prática formal é bem simples, mas ela enfatiza que não adianta ficar só ali tem que sair e agir no dia a dia: pôr os ensinamentos em movimento. E ela faz isso e vê os resultados e faz não apenas por ela mas pela comunidade em que mora. Para ela o Budismo mudou sua vida.

O que ela faz? Ela faz aquilo que o Buda recomendou. "Testem no dia a dia os ensinamentos." "Testem em si mesmos." Ela os testa e vê resultados. Resultados não é aquilo que nos buscamos quando empreendemos alguma coisa? Por que então não fazemos experiências com os ensinamentos? Falta alguém dizer? "Olha, essa semana vc. vai prestar atenção como reage quando é contrariado e depois de perceber isso vc. vai elaborar uma estratégia para mudar seu foco. Assim quando vc. for contrariado vc. vai reagir de outra maneira que reage habitualmente."

Esse método pode ser aplicado em tudo, tudo mesmo. Mas não pode ser tudo ao mesmo tempo. Tem que ir aos poucos. É como se vc. treinasse cada parte do corpo uma de cada vez pelo tempo que vc. precisar para que cada parte,quando solicitada, dê a resposta correta.

Temos um terreno de investigação fascinante em nos mesmos. Poucos se detém em si mesmos. Por medo do que vão descobrir. Mas esse método não se chama auto análise, não é necessário refletir, julgar, culpar. O que é necessário é observar/prestar atenção. É algo bem rudimentar. Algo como olhar para o céu à noite e descobrir que "Hoje tem estrelas. Ou Não dá para ver estrelas no céu desse lugar."

Se vc. sabe que tem mente use-a. Se não sabe use-a também. Você já nasceu com a mega sena ganha. Só falta descobrir a combinação certa.

Sem comentários: