06 abril, 2009

Errepender-se é o Caminho.

"Errei muito, mas não me arrependo de nada." Frase típica muitas vezes repetida sem noção do seu significado.

Errar faz parte do processo de viver e crescer. Arrepender-se também faz parte do mesmo processo. Não arrepender-se é um sinal de imaturidade, de apego ao "Eu" estou certo. "Fiz o que fiz, mas estou certo." "Não tem porque me arrepender."

Buda explicou certa vez aos seus discípulos a importância do arrependimento. Ele comparou um caçador que atira com a intenção de matar um animal e acerta em alguém que não viu. Isso é um erro, mas é um erro menor do que se ele tivesse atirado em alguém propositalmente. Todavia mesmo aquele que faz algo de propósito e expressa seu arrependimento sincero tem nesse ato de arrependimento seu sofrimento em parte dissolvido.

Sem comentários: