04 abril, 2009

Altar Estilo Coreano.

Nos Templos Budistas coreanos ou Centros Zens, os altares teem três níveis e cada nível é para itens específicos. No terceiro nível (de baixo para cima), por exemplo, temos os instrumentos usados por quem lidera os cantos e a meditação sentada (moktak, libreto de cantos,chugpi, relógio, fósforos para acender as velas e um apagador de velas).

No segundo nível estão os quatro elementos( oferendas): água, fogo, vento e terra.
Assim temos um par de velas, um ou dois potes para água, um pote para o incenso (vento) e um pote com arroz (terra). O arroz não fica no altar. Quando tem a oferta do arroz, ao meio-dia, ele aparece, mas depois é removido.

No primeiro nível, temos uma estátua de Buda bem grande, no estilo coreano. Atrás dela uma pintura da tradição budista chamada tangka, pintada à mão.
A pintura mostra Buda com vários bodhisattvas e grandes discípulos, e é muito colorida. Alguns trabalhos originais chegam a serem bordados em ouro e são bem caros. Só tenho uma foto.

Em geral o altar é de madeira e tem bodisattvas esculpidos nele. Pode ter na frente a figura de Kwan Seung Bosal (Kwan Yin ou Avalokitsvara). Flores tb. são bem-vindas.

Meu altar não tem todos esses elementos.

É claro que há variações e cada lugar compõe o altar com os elementos básicos disponíveis.

Sem comentários: