13 março, 2009

Vc. Preenche Formulários antes de ir a Retiros?

Deveria, sobretudo, se vc. tiver restrições: física, de saúde ou de dieta.

Aqui no Brasil somente um lugar pediu-me para preencher um longo formulário e enviou as regras de conduta e funcionamento do retiro. Nos demais, parece que não há essa preocupação e quase sempre com um chorinho as pessoas, mesmo sem terem participado de retiros anteriores conseguem ser aceitas em retiros que deveriam ter restrições.
É muito difícil saber quem vai conseguir seguir o programa do retiro. A pessoa que quer fazê-lo acha que pode, mas nem sempre pode. E não dá pra saber se vc. não conhece a pessoa e não conhece ninguém que possa dar informações sobre ela.

Nos Estados Unidos, sempre preenchi formulários e recebi um guia sobre tudo o que acontece e como proceder no retiro. Chegando no local ainda há uma repassada nas instruções, pois eles sabem que nem todos as leem antes. E este é o último momento para esclarecê-las e se for o caso desistir.

Talvez achemos chato esses procedimentos, mas somente depois que algo acontece com alguém começamos a nos questionar se não teria sido prudente de ambas as partes ter perguntado antes.

Num retiro que fiz nos E.U.A um garoto ficou enrolado com a rapidez em que se comia e não gostou da comida picante. Ele decidiu não comer mais o que lhe era servido. Como ele podia recusar, exceto água e chá, ele parou de comer por três dias. O mestre zen chamou-o e disse que ali ninguém fazia jejum e que não era prática daquele retiro. Ele não podia assumir a responsabilidade de ter alguém sem comer no retiro portanto tempo (sete dias) o rapaz foi convidado a sair. Era seu primeiro retiro e ele deveria ter se informado melhor ou ter optado por um retiro de um ou três dias. Tb. deveria ter sido recusado ou sugerido que fizesse um retiros mais curtos antes de se aventurar em um retiro longo.

Quando o retiro terminou ele voltou ao Centro Zen para a confraternização. Quis saber para onde havia ido depois de ter saído do retiro. Ele disse rindo que foi direto para um fast-food bem conhecido.

Se não lhe pedirem nunca deixe de informar. Não esconda suas limitações vc. poderá por em risco sua vida e a reputação do local em que for. Ninguém poderá se responsabilizar se vc. mentir sobre suas reais condições. Melhor correr o risco de ser recusado do que de ter complicações em um lugar isolado, distante de recursos de socorro.

Sem comentários: