27 janeiro, 2009

Por quê vestir os mantos para pratica formal?

SS: Originalmente esses robes foram as roupas dos monges. Na Índia, no tempo de Buda, os monges vestiam robes amarelos (açafrão). Eles escolheram a cor amarela, a cor do chão, porque os mantos ficavam menos sujos quando a poeira era soprada. Se a cor fosse o branco, os robes estariam o tempo todo sujos.
Quando o Budismo veio para China, as coisas mudaram um pouquinho. Os robes que nós vestimos são no estilo Taoísta não mais no estilo indiano. Somente o Kasa dos grandes monges é no estilo indiano. Então quando o Taoísmo e o Budismo se juntaram, um novo estilo de roupas surgiu.
O Kasa, ambos, o curto e o longo, são um símbolo. Eles têm retângulo e linhas- 7,12,18, linhas. Há cinco pontos-Oeste, Leste, Norte, Sul e um meio. Isso significa todo o mundo. Um monge vive uma vida de mendigo, mas vestindo o kasa ele simbolicamente leva o mundo inteiro consigo; isso significa que ele não está separado do mundo e ainda cuida de todos os seres. Assim os robes e o kasa são diferentes; robes tem o estilo taoísta; e o Kasa é um símbolo de renúncia, de viver atrás do Ego e do Pequeno Eu.

Mestre Zen Seung Sahn

Sem comentários: