23 novembro, 2008

Qual o seu Veículo?

Esse negócio de veículo no Budismo (Hinayana, Mahayana, Zen, Muito Além do Zen) sempre foi motivo de discussões acirradas entre uns e outros. Cada qual defendendo o seu como o melhor.

Um tempo atrás publiquei um texto "O meu Buda lava melhor que o seu." Uma alusão a guerra de marcas de sabão em pó. Cada qual promete limpar melhor sua roupa. O mesmo aconteceu e não suspeito que ainda aconteça com as diferentes ramificações budistas. Para te convencer alguns membros mais fanáticos dirão que o seu veículo pode ser melhor que qualquer outro. Isto também acontece em qualquer religião não-budista.

O mais importante é que vc. use bem seu veículo e quando ele não te servir mais, troque-o por outro, caso o atual não possa mais andar.

Os veículos no budismo sempre foram comparados com a velocidade que cada um pode levar seu ocupante ao despertar. Ou níveis de ensinamento. E como sabemos ninguém gosta de comparações, mas cada veículo serve a cada momento à aquilo que seu ocupante precisa e pode ter.
Portanto se vc. precisa de uma carroça, qual o problema em embarcar nela e seguir a passos lentos. Às vezes é melhor começar passo-a-passo do que embarcar logo num foguete e depois de ficar um tempo suspenso na gravidade ter que despencar das alturas e se desintegrar na atmosfera.

Assim como há aqueles que se apegam a um único veículo e não o trocam por nada. Há os que estão sempre trocando o velho pelo novo.

Eu mesma troquei de veículo várias vezes :-). Comecei no Hinayana (Theravada), depois fui para o Mahayana/Vajra e Depois para o Zen (Soto e Rinzai) e se as portas do Além Zen se abrirem quem sabe não vou xeretar por lá.

Para alguns o Zen é Mahayana e para outros o Zen já era ensinado por Buda.
Quanto a níveis de ensinamento não há dúvida que Buda não poderia dar o mesmo nível de ensinamento a todos. Ele ensinava cada veículo de acordo com cada nível de discípulos. Portanto ele certamente ensinou em todos os níveis até muito além do que podemos conhecer. O mais fascinante é que Buda podia ensinar vários níveis simultaneamente em todos o mundos. Seria como se ele estivesse agora ensinando para um grupo e ao mesmo tempo se multiplicasse em 100 Budas e cada um estivesse ensinando em cem "lugares" (mundos cósmicos) diferentes.

Sem comentários: