04 novembro, 2008

Onde encontro o conjunto de oryokis?

O conjunto de oryokis da tradição soto ou rinzai japonês, pelo que pesquisei pode ser comprado via internet nos EUA ou no Japão. Ou quando alguém for para lá pedir que compre em algum mosteiro. Mas antes de partir para a importação não custa procurar o set de tigelas nos mosteiros do Brasil.

Simulei a compre nestes dois sites acima e ambos não calculam o valor do frete no fechamento da compra. Dizem que irão informar depois.
Não está claro quando é esse "depois" se é antes de "passar" o cartão ou já vem na sua fatura. O mais seguro seria enviar um email perguntando para calcularem a "shipping tax to Brazil". Pelo que pesquisei o conjunto de tigelas completo com os panos e os talheres pode variar entre 100-250,00 dólares.

Se vc. frequenta sesshins, quase sempre, o lugar que vc. vai terá os oryokis para emprestar então não vejo porque fazer um investimento tão alto nisso. Os monges e monjas ganham seu set de oryokis quando da sua ordenação. Talvez não fique bem um iniciante usar um set de monge. É melhor perguntar antes a alguém que entenda da etiqueta da tradição zen budista que vc. está frequentando.




Aqui no Brasil costuma-se comprar as peças em lojas de produtos orientais,em separado, para montar. Os paninhos e o saquinho onde vai a colher, hashi e espátula, podem ser feitos. Até a espátula pode ser feita por vc. Não é nada complicado.

Há set de três, quatro e cinco ou mais tigelas. Em geral na Escola Soto usam-se quatro e no Rinzai japonês cinco tigelas. Mas isso depende muito de mosteiro para mosteiro.

Se for montar o seu preste atenção nos tamanhos. As tigelas devem se encaixar uma dentro da outra, da menor para o maior. Como usar os oryokis é outra história e cada lugar tem seu jeito independente do estilo padrão ensinado por Dogen. Antes dos sesshins haverá o momento das intruções de uso dos oryokis.

Na Escola Zen Kwan Um, os iniciantes usam quatro tigelas (uma preta e três de outra cor) tipo donburi do mesmo tamanho , uma colher de metal ou de madeira e o hashi. Os professores, monges e monjas usam as tigelas tradicionais de monge. Não se usa espátula para limpar as tigelas, usa-se o dedo.

Sem comentários: