30 outubro, 2008

Koan resolvido. E o próximo ...

Depois de muito tempo consegui responder o koan: "Quem é o elefante?"Foi um sinal que não reconheci. Uma mensagem em forma simbólica. Era um koan sem saída. Daqueles que parece que não há solução. O elefante passou por cima de mim e me esmagou sem dó nem piedade. Mas recuperei-me e reconheci quem ele era e agora ele não se atreverá a voltar. Pelo menos não como elefante :-)



Agora só me sobraram koans "sem saída" e este é meu dever de casa:


Um homem está pendurado pelos dentes a um galho de árvore. As mãos as costas e os pés estão presos. Não pode se mover,nem falar. à cima da árvore um bodisatva lhe apontando uma espiganrda. E sob a árvore alguém pergunta: "Por que Bodidharma veio da Índia para a China?".
Se responder cai no precipício e morre. Se não responder o bodisatva lhe acertará com sua espingarda. Não pode responder, mas precisa responder para salvar sua vida.
Como manter-se vivo?

Sem comentários: