26 outubro, 2008

Como Fazer ou Comprar seu Zafu.

O problema de fazer seu próprio zafu não é nem a costura pois com um molde e uma boa costureira é possível. O mais complicado é o enchimento.Eu fiz meu zafu e mostro como fazer no link acima.

O tecido mais usado para fazer o zafu é a popeline 100% algodão (sem elastano), lonita, sarja peletizada (stonada) ou sarja comum, na cor preta. O mesmo tecido pode ser usado para fazer o zabuton, o colchonete que é usado para colocar o zafu em cima.

Por praticidade ou por ser mais barato alguns optam pela casca de arroz. Não é um bom enchimento a longo prazo porque se decompõe e fica soltando pó pelo chão.

A fibra de silicone sintético é ótima para encher almofadas de decoração, mas para encher zafu não recomendo. O zafu fica sem estabilidade e deforma. Esse enchimento não serve.

Usar fibra de algodão comprimida em forma de lâmina tb. é um recurso que quebra o galho por algum tempo, embora esse enchimento deforme depois de algumas sentadas.
Ele fica melhor para encher o zabuton. O zabuton também pode ser preenchido com uma lâmina de espuma densidade não muito mole e pelo menos 3 cm de altura.

Espuma ou bolinhas de isopor não são recomendados.

Nos Estados Unidos também se costuma usar uma semente chamada buckwheat hull. Aqui no Brasil chamada de casca de trigo sarraceno ou mourisco. Tenho um zafu e é bem confortável pois se adapta a forma que vc. senta.

O enchimento mais recomendado é com uma fibra natural chamada paina (fibra da paineira). Os americanos usam a fibra chamada de kapok e ela é em geral importada da Índia ou Tailândia.

Não sei se tem no Brasil, acredito a paina tenha sim ( já vi paineiras em Minas e Goiás), mas em todo caso há alguns lugares onde já se pode comprar o zafu com ou sem preenchimento com a fibra natural.



 Aqui pode-se adquirir o zafu cheio.


Neste site mais info sobre buckwheat hulls e kapok e tb. venda.
Não sei quantos quilos exatos precisa para preencher um zafu. Pelos anúncios, de 4-6lbs (2-3kg) de enchimento. Conversão de libras/pounds/kg. Cada libra 453,6g. isso para quem for para outro país pode trazer de lá.




Fibra de kapok usada no enchimento de zafus.


Para quem não tem condições de comprar seu zafu não é necessário ter um zafu tradicional para sentar-se em casa. Dobrando um travesseiro ou cobertor é possível sentar-se confortavelmente.

Link do Zafu Mochila

1 comentário:

flavio disse...

Olá Jeane, obrigado por ter mencionado no seu blog o meu anúncio do Mercado Livre, os zafus também estão disponíveis neste blog: http://zafu.blog.br. Iniciei a fornecer os zafus justamente pela dificuldade que as pessoas encontravam em conseguir eles e para auxiliar à costureira que os confecciona.

Gostei muito da zafu-mochila, vou tentar fazer uma por aqui para ver como fica!

Um abraço

Flávio