13 setembro, 2003

Primeiro dia de Retiro

Acordamos cedo para fazer as prostrações.
Acordei mais cedo para esquentar a água.
Christine me deu um bilhete dizendo que não era para ter água quente e café antes das prostrações porque as prostrações esquentam o corpo. Só depois.
Depois onde estava minha colega? O Tea Team falhou.

Voltamos para cantos. Tânia distribuiu tarefas para o período de trabalho.
Deu tarefa para o monge, mas PSN disse que ele não precisava receber tarefa. Ele aceitou-a.


Depois veio o café da manhã. Trabalho, descanso.

Valtamos para a sala de meditação. Sessões de 30min sentado, mais 10 min andando se seguiram enquanto ia-se saindo para a entrevista com PSN.

Os que estavam participando do retiro pela primeira vez e não falavam inglês foram primeiro.
Depois novatos que falavam inglês. Os que já tiveram entrevistas com PSN e não falavam português e os que falavam por último. Só fui vê-la lá pelas duas da tarde.

Entrei na sala e fiz a reverência, depois as reverências em frente a ela.
Sentei-me. Depois de me perguntar como eu estava me fulminou com a pergunta:- Do you have any question?
Respirei fundo e disse: Como se faz isso? "Isto", era o laço do robe.
Ela riu e tentou me mostrar, mas acabou desistindo e me aconselhou a procurar C. depois do jantar.
Disse que essa tinha sido uma pergunta fácil e insistiu se eu tinha outra.
Perguntei como tinha sido esse ano, como ela tinha me sentido.
Ela pareceu surpresa com a pergunta e
me respondeu com outra pergunta: -Como está a sua prática?
Então fui tentando falar o que havia acontecido, enquanto meus olhos iam se enchendo de lágrimas.
Fomos assim conversando. Ela me deu conselhos:

Mantenha a prática bem simples.
Contar a respiração pode parecer bobagem, mas é uma técnica muito eficiente, tente!
Não adianta querer ir muito rápido e depois pôr tudo a perder.
Se tiver alguma dúvida me escreva.
Não deixe os outros te checarem, antes é preferível vc. checar a si mesma.

Ela me pediu para passar noite acordada e me preparar para o dia de amanhã.
Disse que seria um dia especial e que eu precisava estar com a mente clara pois ela tinha uma pergunta para mim.

Falamos mais algumas coisas que são privadas.

Então voltei para minha almofada e logo veio o intervalo.

À noite tivemos a ultima sessão de meditação. Rodney explicou que haveria uma noite de prática livre e que aqueles que quisessem poderiam aderir a está prática que era individual. Poderia-se alternar meditação sentada, caminhando, prostrações.
No tempo que se quisesse, no seu próprio ritmo.
De modo que na mesma sala haveriam várias pessoas fazendo práticas diferentes.

Preferi descansar um pouco até as 22:30. Quando cheguei na sala de meditação haviam poucas pessoas.
Sentei no meu lugar e decidi só ficar ali contando a respiração. Fiz esse voto comigo mesma.
Consegui ficar sentada por aprox. 2h. PSN e Rodney chegaram às 22:45 e saíram 45 min depois.
C. sentava 40min e saia para caminhar lá fora. Depois de duas horas comecei a sentar 40 min e caminhar lá fora 15min, isso até 4:30, foi para a cama e voltei para as prostrações às 5:30.



Sem comentários: