15 março, 2003


Simplesmente não saiba!

«Cada um de nós está armazenando sua experiência e Karma, ou seja, cada um está vivendo no mundo que ele próprio criou com este Karma que está acumulando. Então, você pode achar que não tem jeito de mudar — mas tem. Neste momento, aquilo que você está observando, aquilo que você está estudando, o que está pensando, é o que vai ser guardado, e com isso o mundo todo começa a mudar. Se realmente transformamos toda a nossa consciência em uma coisa pura, o mundo inteiro muda totalmente.
A boa semente guardada é neutra, mas quando brota faz coisas boas. Isto quer dizer duas coisas. Mesmo que a pessoa esteja fazendo coisas boas, não precisa ficar vaidosa, porque na verdade a ação é neutra. Mesmo fazendo coisas ruins, também a ação é neutra, o que significa que ainda há possibilidade de melhorar. Há a possibilidade de salvação. E assim, a semente má e a semente boa podem se transformar em uma outra coisa. O processo de treinamento budista é isso, é como um glóbulo branco combatendo as doenças e matando os micróbios. Devemos trabalhar para a limpeza total, para a iluminação completa do ego, pois aí o mundo inteiro fica totalmente puro e perfeito e o exterior também fica totalmente puro e limpo. Esta consciência já é o estado de Buda.
Muita gente fica preocupada em ganhar a Iluminação e isto soa como uma brincadeira, não é?
O treinamento não é isto. Não é tão fácil assim. Tem de trabalhar bem dentro de nós.
." Sempre existe a preocupação com alguém que está fazendo coisas ruins. Alguns reclamam, mas a pessoa quando não sabe o que está fazendo não sabe se está fazendo o mal ou não. Ela não deve ser culpada. Tudo bem, ela pode não ser culpada, mas o Karma está criado e a responsabilidade é inteiramente da pessoa. A ignorância é isso: é não saber as coisas.»

Ryotan Tokuda Igarashi [Psicologia Budista]

Sem comentários: