19 março, 2003

Já provou ciriguela?

Essa moça disse que sou durona porque estou mais avançada na prática.
Elogio e crítica aceitos com humildade.
Na verdade, não preciso ser durona. Sou apenas uma aluna, não sou a professora.
Então essa é uma observação importante e necessária. Se eu estiver tentando ser mais do que uma aluna estou errada e espero que as pessoas que se importam comigo me falam como estou na prática.
Se tiver que puxar orelha, pode puxar!

Ela disse que não escolheria o Rinzai porque não gosta de koans. Já respondi no post anterior que não usamos
Koans na sala de meditação, apenas fazemos meditação sentada, cantos e recitações e tomamos chá.
Eu mesma estou a sete meses em contato com Mestra Heila e não falamos em koans, os tradicionais.
Mas estamos sempre inventando koans a todo momento.O mais usual na verdade é
"bater koans", (apenas entre professor e aluno) perguntas e respostas rápidas. As respostas devem ser “respostas não pensadas”. Da mesma forma as respostas dos koans devem ser “não pensadas”

Mestra Heila não é nem um pouco durona com os que estão iniciando.
Ela perto de mim é uma mãe, muito querida e paciente. Se ela pegar pesado comigo eu sei
que é para meu bem. Porque o que esse método faz de melhor é te sacudir o tempo inteiro.
quando vc. começar a cochilar, vem alguém e diz: acorda!
Como eu sou muito dorminhoca, estou no lugar que eu preciso.

Portanto o medo dos Koans e do Rinzai é sem fundamento. Se há fundamento ele é baseado em leituras
o que não justifica, pois como o próprio Buda poderia dizer: Primeiro experiemente, depois decida.
Não se pode decidir que uma coisa não é boa baseado em ouvir falar, em livros, na experiência dos outros.
É como dizer que não gosta de ciriguela sem nunca ter provado ciriguela!

Coisa boba, né?

Sem comentários: