14 dezembro, 2002

Sangha: Amigos de Prática



Se vc. conta com o apoio de uma sangha, torna-se fácil nutrir sua mente desperta (bodhicitta). Se vc. não tem ninguém que o compreenda e o encoraje na prática de viver o Dharma, seu empenho em praticar pode esmorecer. Sua sangha, família, amigos ou colegas de prática- é o terreno e vc. é a semente. Não importa quanto a semente é vigorosa. Se o terreno não provê nutrição, sua semente morrerá. Uma boa sangha é decisiva para a prática. Por favor procure uma boa sangha ou então ajude a criar uma.

Buddha, o Dharma e a Shanga são as três pedras preciosas do budismo, e a mais importante delas é a sangha. A Sanga contém Buda e o Darma.
Um bom mestre é importante, mas vc. precisa de seus irmãos e irmãs no Darma para ter sucesso na prática.
Vc. precisa escolher amigos que tenham estabilidade na prática e com os quais pode contar.

Tomar refúgio na sanga significa depositar confiança numa comunidade de membros efetivos que praticam juntos o despertar da mente. Vc. não tem que praticar intensamente- basta estar junto a uma sangha onde as pessoas se sintam felizes, vivendo profundamente cada momento de seus dias.

Se uma pessoa transtornada é posta em uma boa sangha, apenas o fato de ela estar lá já é suficiente para realizar uma transformação.

Dois mil anos atrás Buda Shakyamuni anunciou que o próximo Buda receberá o nome de Maitreya, “o Buda do Amor”. Acho que o Buda Maitreya poderá ser uma comunidade e não somente um indivíduo.

“Eu tomo refúgio na sangha” é um voto forte. Com uma boa sangha vc. toca Buda, toca o Dharma e toca profundamente vc. mesmo.

Foi graças à sangha que sobrevivi a muitos momentos difíceis e me tornei capaz de ser um recurso para muita gente.

Thich Nhat Hanh [Cultivando a Mente do Amor]


Sem comentários: