28 novembro, 2002

Recados do Acaso

Alguém esteve aqui procurando por Wei Chi. Como eu não sabia o que é Wei Chi fui procurar e wei chei
I Ching

64-WEI CHI

0 estabelecimento da ordem
Li sobre K'an
Fogo sobre Água

A imagem (não tem imagem)

A pessoa sábia procura primeiro colocar-se numa posição de onde possa ver as coisas como realmente são. Assim, pode coloca-las em real e apropriada relação umas com as outras.

0 julgamento

As condições são sempre difíceis, quando a ordem está sendo criada a partir do caos. 0 sucesso pode ser alcançado se a pessoa considerar cuidadosamente quais os procedimentos necessários e se for capaz de convencer os outros a trabalharem unidos pela causa comum. Seria insensato quem, a essa altura, se precipitasse cegamente para frente.

As linhas

6-na primeira

Quando tudo se apresenta caótico, a pessoa sente a necessidade de avançar e dar início à restauração da ordem. Tentar fazer isso prematuramente, entretanto, é atrair o fracasso.

9-na segunda

Embora o tempo ainda não seja propício para a ação, é importante que a pessoa se prepare intimamente para avançar. Deve-se ter bem claro na mente o objetivo, mesmo não podendo tomar providências úteis.

6-na terceira

Quando chegar o momento de agir, devemos nos assegurar de que somos fortes o bastante para agarrar a oportunidade. Com o auxílio dos outros, o sucesso pode ser obtido.

9-na quarta

Agora que o tempo do verdadeiro conflito chegou, é essencial dedicar todas as energias à complementação da tarefa. Não deve haver hesitações. 0 que for obtido agora dará as bases para benefícios futuros.

6-na quinta

0 êxito foi obtido e um líder com força e Caráter assumiu o comando. Auxiliares competentes darão assistência ao desenvolvimento. Real sucesso está sendo observado agora, em vívido contraste com os erros dos métodos anteriores.

9-na sexta

0 sucesso é uma ocasião para regozijo, mas a exuberância não deve exceder limites razoáveis, senão aquilo que foi ganho será desperdiçado pelos erros.

Muito instrutivo. Era exatamente o que eu precisava ouvir nestes últimos dias.
I Ching ao acaso sempre me surpreende.

Sem comentários: