08 outubro, 2002

Qual é a direção correta?

A prática em grupo

Hae Jae e Kyo Che [retiro de 3 meses] significa praticar em grupo, sem apego. A ação conjunta é muito importante.
Entre as pessoas que praticam há três classes:

1. O Estudante Limitado- Essas pessoas não conseguem praticar sozinhas, longe das condições e situações que elas possam facilmente controlar. Então, elas sempre tem problemas na sua prática.

2. O Estudante Médio- Esse tipo de pessoa tem problema em praticar quando está na cidade. Se ele for para uma montanha para meditar, sem problema, rapidamente ele e a natureza se tornam um.

3. O Grande Estudante- Este pode praticar na cidade e em qualquer lugar sem problemas. Qualquer ação é sem problema.

Você deve saber por si mesmo a qual classe vc. pertence. Eu não posso dizer isso para vc. depois vc. deve decidir a sua direção de prática: sozinho, em grupo, na cidade, retirado.

Decidir praticar é o mais importante.

Qual a sua direção, qual seu trabalho?

Por que viemos a este mundo?
Seres humanos originalmente não têm direção nem objetivo. Mas vc. pode escolher sua direção certa e ajudar a todos os seres, então a grande direção aparecerá. Este é o seu trabalho. Este é o trabalho certo para os seres humanos.
E então qual é o trabalho certo das pessoas? Seres humanos são originalmente nada. O Sexto patriarca Hui Neng disse: “originalmente nada”, mas isso é apenas uma idéia; vc. precisa conseguir esse “nada” e encontrar o seu trabalho certo. Isso é muito importante.
A Sutra do Coração diz: ” sem olhos, sem ouvidos, sem nariz, sem língua, sem corpo, sem mente”. Essa é a prática técnica. Ver, não ver. Ouvir, não ouvir. Provar, não provar. Somente uma mente. Uma mente significa: sem olhos, sem ouvidos, sem nariz, sem olfato, sem corpo, sem mente. Então a Anattura Samyak Sambodhi aparece; isso é verdade. Abra os olhos. Abra os ouvidos. Abra a boca. Abra o corpo. Abra a mente. Então vc. pode ver: meu trabalho, Aaaaaaaaahh!.... Eu entendo meu trabalho!

Entender seu trabalho significa entender Anattura Samyak Sambodhi. Essa é a “verdade”. Vc. deve conseguir a verdade. Depois qual é a função da verdade? A correta função da verdade é ajudar todos os seres. Esse é um ponto muito importante. Esse é o significado de “GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA”. Todos chegam ao Nirvana juntos- ação em conjunto.

Todos juntos colocamos tudo para fora. Minha opinião, minha condição, minha situação. A correta opinião, a correta condição, a correta situação aparecem.
Então faça isso. Não se pergunte. Não procure ao lado, não procure fora, não procure em nenhum lugar. Somente neste momento, qual é o meu trabalho? Momento a momento o que é seu?

Seus corpo não é seu. Ele desaparecerá logo. O que é nosso?
Esse mundo tem muitas coisas: céu, árvore, animais, casa, tudo. No seu bolso tem algum dinheiro. Este é o seu dinheiro? Não, ha,ha. Ele não é seu. O que é seu?

Tudo está sempre mudando, mudando. Tempo e espaço estão sempre controlando vc..
Tempo e espaço controlam tudo.
Então antes de se tornar um. Se vc. pode se tornar um, então abra lentamente os olhos, depois seus ouvidos, a fala, o corpo a mente. abrir a mente é Anattura Samyak Sambodhi, que significa que a verdade aparece. O céu é azul, a árvore é verde, o cachorro faz: au, au, o teto é amarelo, a almofada é marrom. Tudo é verdadeiro. O que não é verdadeiro? Tudo é verdadeiro! A verdade é o que a Sutra do Coração diz: GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA. Isso significa ação em conjunto. É ajudar a todos os seres. E não apenas nessa vida, depois dessa vida. Depois a vida continua tentando, tentando, tentando. Essa é a nossa direção.

O problema do Ego

Esse mundo é estúpido. Se vc. vê a TV ou ouve o rádio, vai ouvir os políticos dizendo: “Eu sou isso e isso e isso, eu tenho isso, e isso. Vcs. me escolhem e eu vou fazer isso, eu tenho isso e isso.” Mas o que eles realmente têm? Ha, ha! “Eu, Eu , Eu” Então, “Eu, Eu, Eu”. Ha, ha, isso é estúpido: “Eu, Eu, Eu” Mas nós não temos “Eu”. É muito importante entender esse “EU”. Então, Uau, eu entendi meu trabalho! Somente ajudar todos os seres.

Freqüentemente as pessoas ficam se perguntando, se vão ser famosas, se vão ter dinheiro. Então seu Eu,Eu,Eu se torna mais forte e mais forte. Isso é um problema. Olhem os animais. Eles não ajudam uns aos outros. A mãe e o pai ajudam seu filhote enquanto ele cresce, cuidam dele. Essa é a mente animal. Um cão não entende a mente de um gato. Um gato não entende a mente de uma cobra. Uma cobra não entende a mente de um inseto. Eles não entendem uns aos outros.
Hoje muitas pessoas matam os animais e depois os comem. Se formos para as cidades e olharmos para as pessoas, elas têm uma face humana, mas suas ações são de cobra, de leão, de gato. Não são mais mentes humanas. Quanto por cento de mentes humanas as pessoas tem hoje em dia. E essa mente é muito importante, mesmo para quem está praticando a pouco tempo ou virá a praticar. Essa é a mente correta. Essa é a correta direção do ser humano.

Qual a direção correta, qual a prática correta

Se vc. olhar para esse mundo vc. verá que muitas pessoas não entendem qual é a direção correta. Eles não entendem qual é a prática correta. Um mês, dois, três. Isso não é suficiente para praticar. Pensem em Buda, ele se sentou sob a Árvore Bodhi por seis anos! Somente alguns meses não é suficiente. Olhem para o Buda sentado sob a Árvore Bodhi. Ele somente sentou, sem se mover muito, sem comer muito, então, finalmente, uma manhã ele viu uma estrela e tcham!!! Ele ficou iluminado. Todos podem chegar a realizar isso. Um pequeno despertar, um grande despertar, não importa. Se sua direção for clara, então cada dia vc. fará o mesmo que o Buda fez. Cada um poderá ser Buda. O despertar do Buda é possível. Essa é a nossa direção.

Zen Master Seung Sahn [In:Primary Point Magazine,19]

Sem comentários: