07 maio, 2002

As perguntas que Buda não respondia :



O Cosmo é eterno?
O Cosmo não é eterno?
O Cosmo é finito?
O Cosmo é infinito?
Corpo e Alma são os mesmos em natureza?
A Alma é uma coisa e o Corpo outra?
Depois da morte existe um Tathagata? (Buda)
Depois da morte não existe um Tathagata?
Depois da morte um Tathagata tanto é existente como não existente?
Depois da morte um Tathagata nem é existente nem é não-inexistente?

Por que ele não fava sobre estas questões:

'E por que tais questões não são desveladas por mim? Porque elas não estão ligadas ao que realmente importa, não são úteis e fundamentais para a vida santa. Elas não levam ninguém ao fim da ilusão, ao fim do apego passional, à [correta] transcendência, à tranqüilidade, à [correta] sabedoria, à Liberação. Isto é porque elas não são desveladas por mim. “

Sobre quais questões é importante saber?

Natureza do Sofrimento Ignorante
Origem do Sofrimento Ignorante
[Possibilidade] da Cessação do Sofrimento Ignorante
O Caminho para a Cessação do Sofrimento Ignorante “

“E porque estas coisas são por mim desveladas?

Porque elas estão ligadas ao que realmente importa, são úteis e fundamentais para a vida santa. Elas levam ao fim da ilusão, ao fim do apego passional, à [correta] transcendência, à tranqüilidade, à [correta] sabedoria, à Liberação.
'Portanto, saiba que o que eu não desvelo é para não ser desvelado, e o que eu revelo é para ser revelado.'
Assim disse o Abençoado.

Sem comentários: