23 março, 2002

Onde e Quando Meditar.

O Lugar

Muitos livros recomendam que se escolha um lugar quieto, limpo e que este fique sendo o lugar
de meditação. No início acho essa recomendação válida, porém com o tempo é conveniente mudar
de ambiente, não criar hábito, nem apego àquele lugar especial. Devemos poder meditar em qualquer ambiente, com ou sem ruído, no banheiro, no engarrafamento, com o estômago cheio ou vazio, com sono ou desperto, cansados ou relaxados. Se começamos a colocar impedimentos à qualquer coisa adversa, acabamos
por negligenciar, adiar, desistir e desse jeito não dará certo.


O Horário

Os livros dizem para se ter um horário regular, sempre no mesmo horário, porém nem sempre
será possível manter essa regularidade. O melhor é estabelecer um horário pela manhã, para quem acorda cedo, acordar um pouco antes. Um horário antes do almoço. E outro horário no fim da tarde ou no fim da noite, antes de dormir. Se vc. só tiver tempo para uma sessão, é melhor que seja de manhã, se puder fazer duas sessões, uma de manhã e uma à noite.
Para começar 15 ou 20 minutos são suficientes.
Faça o zazen por alguns meses com esse tempo e depois
aumente para 30 min por mais alguns meses e por fim tente 45 min.
Lembre-se que apesar do desconforto (joelhos e tornozelos doloridos) por ficar sentado, esse desconforto é necessário até que o corpo se adapte a postura escolhida. A dor deve ser suportada.

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