05 fevereiro, 2002

É possível iniciar-se na Prática do Zazen sem Orientação?

O zazen é fácil e ao mesmo tempo é difícil. Só precisa sentar, alguém diz e vc. pensa:
"Isso é fácil." Mas o que fazer tanto tempo sentado, quando cinco minutos parecem uma eternidade, dez, vinte,45 min, séculos!
Essa sensação de “O que eu estou fazendo aqui sentado? “ é normal, assim como a sensação de não querer mais sair do zazen depois de conseguir sentar, a sensação de ser melhor ficar ali sentado do que em qualquer outro lugar. São os dois extremos: a fuga para fora do zazen e a fuga para dentro do zazen..
Não se engane, não há lugar seguro para se estar.

Nesta primeira parte do sentar-se, é possível praticar sozinho, porém à medida que a prática evoluir vc. sentirá necessidade de apoio.
O Sesshin (retiro de 3-7 dias) é uma oportunidade do leigo dar continuidade à prática.
No retiro estaremos diante do instrutor mais experiente, do mestre e poderemos esclarecer dúvidas, corrigir erros ir mais além.

Todavia se vc. tem algum distúrbio mais sério como síndrome de pânico, surtos psicóticos ou está em tratamento psicanalítico, não inicie-se sozinho no zazen. Pocure um mestre experiente e pergunte se no seu caso específico o zazen intensificaria crises ou não. Seja honesto e fale sempre tudo que se passa para que o professor possa avaliar seu caso. Pode ser perigoso entrar em um tipo de prática sem uma avaliação de quem tem experiência.

Sem comentários: