13 fevereiro, 2002

Cortar ou não cortar o cabelo

Por que os monges e monjas cortam o cabelo, ou melhor raspam?
Por que se tem coisa que somos apegados e ao nosso cabelo. Cortá-los é um
gesto de desapego. Deixar para trás a vaidade, pois a vaidade não combina com uma
prática onde não terão tempo para cuidar dos cabelos.
Mas os leigos podem escolher entre cortar ou não cortar o cabelo.
Hoje raspei cabeça. Já estava ficando estranho me ver com cabelo de novo.
Agora me sinto mais leve. Como se recuperasse minha energia.
Sem contar que é bem mais prático e econômico: não tenho que me preocupar com o espelho,
não gasto shampoo, nem tintura para esconder os fios brancos que já tomam conta...

Dia de Chuva


Acordei com a chuva, mais um dia de chuva. Isso me fez lembrar que
em um dia de chuva, uma indiazinha que se chamava, Dia de Chuva, me disse:
“Os dias são os mesmos, mas o sentar não.”
Será que ela era uma indiazinha zen?
Dia de Chuva, obrigada por tudo que vc. me ensinou,
sem saber que ensinou. Este é o maior ensinamento.
Que seus dias continuem sendo lindos como os Dias de Chuva são.

Sem comentários: